quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Meu segundo livro

Lançamento na Bienal






Meu segundo livro









6 comentários:

  1. Comentário sobre a emergência da psicopedagógia como ciência segundo Nádia Aparecida Bossa:
    A psicopedagoga se propõe auxiliar o ser humano a superar-se nas adversidades por meio da aprendizagem, portanto o Fazer psicopedagógico precisa dos fatores sociais para produzir conhecimentos no campo das intervenções tendo um espaço multi e interdisciplinar usando diversos tipos de técnicas atuando em diversos espaços:(desde aulas ate a instituição clinicas,hospitais,centros de saúde organizações empresariais,centros comunitários.
    O fazer psicopedagógico vem ampliando seu âmbito de ações e modelos de intervenção, porem ainda há de se fazer para que possa fazer frente a demanda necessária.
    Escrito por: Yonara Moreira

    ResponderExcluir
  2. Nádia Aparecida Bossa, relata no seu artigo a importância da reflexão acerca do fazer psicopedagógico, onde os fatores sociais determinam a necessidade de produzir conhecimentos no campo da intervenção psicopedagógica. É justamente nas práticas psicopedagógicas que está centrado as estratégias de intervenção no processo ensino aprendizagem no qual serão usados métodos e técnicas apropriadas para diagnosticar problemas no desempenho dos alunos. Sua função é sempre diagnosticar o sujeito como um todo, conhecendo sua história de vida social, família e escola em que o professor será o mediador para que a criança construa seus conhecimentos.A psicopedagogia tem sido procurada para que o campo da educação tenha uma nova visão de como compreender os problemas e deficiências de aprendizagem propondo ser um grande auxiliador para o ser humano superar-se na construção de seus conhecimentos.Na história de Srº. M. relatada no grupo,percebemos a importância de analisar os fatos para não dar conclusões precipitadas.Nunca devemos diagnsoticar um aluno pela visão de outra pessoa.E é essa sensibilidade que a psicopedagogia constroi no educador.

    Escrito por: Cristiane Henrique de Oliveira Silva

    ResponderExcluir
  3. A luz de Bossa e o conhecimento acerca da Disciplina Fundamentos da Psicopedagogia:

    No artigo de Nádia Aparecida Bossa:A Emergência da Psicopedagogia como Ciência,enfoca uma articulação mediadora entre prática e teoria.Apresenta uma análise sobre o estudo da Psicopedagogia enfatizando o sujeito no mundo,trata de uma reflexão sobre a estrutura didática propriamente dita.Mostra o atual estágio em que se encontra a estrutura teórica da psicopedagogia.
    A tarefa central do ensino para a compreensão no contexto de uma nova organização do trabalho pedagógico é proporcionar oportunidades,para que ocorra por compreensão,onde é envolvido todo o trabalho psicopedagógico.,havendo assim,uma relação estreita entre professor e aluno.
    Bossa juntamente com Malow está representando o olhar sistemico,do todo para as partes,uma visão holística,para levantar hipóteses.Trabalhando as histórias positivas ou negativas acerca do aluno o que está afetando a dificuldade de aprendizagem.
    A função do psicopedagogo institucional é trabalhar a figura do professor,trabalhando nas psicipedagogia na intrega as etapas,começando da prevenção,tendo como objetivo refletir sobre sua prática em sala de aula,mas não dizendo que ele está errado,mas analisando seminários,congressos,jornadas,cursos de capacitação,etc.
    Escrito por:Marta Regina Campos.

    ResponderExcluir
  4. sua motivação e dinâmica é uma injeção para o professor que se sente desmotivado e dasacreditado na educação.Faz com que ele acorde e veja que a vitória não está perdida,e assim reflete sua prática e motiva-se dando o melhor de si.
    Por Marta

    ResponderExcluir
  5. A sua história, foi um dos grandes motivadores para seguir o meu caminho com muito sucesso, voce pode ter certeza que muitos profissionais de todas as areas, se espelham na sua idéias. Obrigado e não desista nunva de crescer mais e mais. Grande colaboradora com a Educação Brasileira.

    ResponderExcluir
  6. Motivação é a força que movem as pessoas a realizarem grandes feitos!Ela cria,recria,transforma, impulsiona!Parabéns por mais um livro e por ser quem você é: FABIANA, educadora, amiga, incentivadora, humana.
    Exemplo a ser seguido!

    ResponderExcluir