quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mensagem do dia:

Determinação,coragem e auto-confiança
são fatores determinantes para o sucesso!

2 comentários:

  1. Plasticidade Cerebral e o Potencial de Aprendizagem


    O cérebro é um sistema aberto de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. É através dele que todos os indivíduos conseguem processar informações em que são transmitidas levando o ser humano a aprender e através da aprendizagem desenvolve os comportamentos que o possibilitam viver. Em fim o cérebro é e será a sede das transformações propostas ao aprendiz.



    A Nova Cultura da Aprendizagem


    Hodiernamente, a sociedade encontra-se em ritmos de mudanças muito acelerados, exigindo novos conhecimentos saberes e habilidades exigindo dos educandos e educadores, uma integração e relativização do conhecimento. Os fluxos de informações são constantes e diversos, o qual estamos submetidos, nos leva a mudanças radicais na cultura da aprendizagem, pois estão ligados historicamente ao desenvolvimento de novas tecnologias na conservação e na difusão da informação. É através da aprendizagem que incorporamos a cultura, que por sua vez traz incorporadas novas forma de aprendizagem.


    O Uso Estratégico do Conhecimento


    Estamos diante de uma avalanche de informação, onde o aprendiz reconhece uma dificuldade de aprendizagem e seleciona ações especificas para enfrentar tal dificuldade, pode-se dizer que está fazendo o uso estratégico de seu conhecimento. O excesso de informação, hoje imposto à sociedade, intoxica. Informar, portanto, não é dar a conhecer, nem dar saber. As informações precisam ser reelaboradas pelo aprendiz para que ele aprenda a pensar e utilizá-las em outros momentos de sua vida, para compreender ou resolver problemas do dia-a-dia.

    ResponderExcluir