quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dicas turísticas



























Uruguai

Punta de Diablo

Com uma população pequena, de em média 650 habitantes, a maioria pescadores e artesãos, localizada a 300 km da capital do Uruguai. Punta Del Diablo ganha inúmeros turistas no verão, de origem européia, brasileira, argentina e entre outros. O que torna a dos principais balneários do país, com seus 10 km de litoral.
é possível encontrar em Punta Del Diablo agências de trânsito, bares, camping, farmácias, cafés, escolas de surf, peixarias, hotéis, albergues, e artesãos, entre outros. Existem atrações turísticas na redondeza de Punta Del Diablo, como: a área protegida marinha e costeira de Cerro Verde, um local alto e rochoso coberto por vegetação que fica dentro da competência de Santa Teresa National Park, o parque e a fortaleza de Santa Teresa, spa La Coronilla , a cidade de Chuy , o Forte de San Miguel e Spa La Esmeralda. Nas águas de Punta del Diablo habitam tartarugas verdes , que são antigos animais marinhos que correm risco de extinção.

Paraguai - Assunção

Assunção vai fazer você esquecer de tudo que já ouviu falar do Paraguai
Arte UOL
Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre o Paraguai, sobretudo se o seu destino for a capital do país. Assunção é capaz de frustar quem ainda acredita que essa cidade de aproximadamente 600 mil habitantes vive apenas de eletrônicos baratos e de DVDs piratas. Mas também surpreende.

Há muito a ser descoberto pelo turista que escolhe a região como destino de férias. E o que é melhor: na hora de pôr a mão no bolso, a moeda local desvalorizada (o guarani) favorece o turista vindo do Brasil e os principais pontos turísticos oferecem entradas gratuitas aos visitantes. Isso é o que se pode chamar de turismo made in Paraguay.

A capital paraguaia é mesmo uma pechincha para o turista brasileiro e fica a apenas 1.348 km de São Paulo. Poucos sabem, mas há mais semelhanças entre o Paraguai e o Brasil do que as imagens estereotipadas que circulam no imaginário brasileiro.

Assunção ainda chora as perdas humanas ocorridas durante a ditadura militar, que em 2009 comemora 20 anos do seu término e, mesmo com um passado histórico tão triste que inclui combates com resultados desastrosos para o país, como a Guerra da Tríplice Aliança, o povo local consegue expressar uma simpatia capaz de constranger até o mais simpático dos brasileiros. Até a gastronomia e algumas danças locais têm elementos que remetem à cultura brasileira.

A mania gastronômica de Assunção, e do resto do país, são as chipas, a versão paraguaia do brasileiríssimo pão de queijo com um leve toque de erva doce. Em qualquer esquina da cidade é possível deliciar-se com esse bolinho preparado com polvilho e queijo. E se o calor das ruas abafadas da capital chegar aos 40°C, probabilidade alta nos dias de verão, a saída é recorrer ao terere, a erva mate paraguaia tomada com água gelada. Qualquer semelhança com os nossos hábitos não é pura coincidência. O Paraguai está mesmo tão perto do Brasil que os turistas daqui mal conseguem passar da Ponte da Amizade, em Ciudad del Este, o destino paraguaio mais visitado por brasileiros. Uma pena.

E quem diria que até a dança da garrafa tem sua versão paraguaia? Mas no lugar dos gestos sensuais de gosto duvidoso, trajes comportados e adornos religiosos enfeitam dançarinas que equilibram até oito garrafas ao ritmo de música típica. Essa é uma referência às clássicas mulheres que levavam sobre a cabeça garrafas de água ou aloha (bebida alcoólica preparada com melaço) para os peregrinos que se dirigiam às festas de santos patronos paraguaios como San Blas (patrono do Paraguai) e a Virgen de las Mercedes.

No entanto, você não irá a Assunção apenas para entregar-se aos prazeres gastronômicos e à dança. A capital do Paraguai, localizada no centro da América do Sul, reserva uma ampla variedade de museus e centros culturais capazes de entreter o visitante por pelo menos três intensos dias de visita. O roteiro inclui "aulas" sobre história paraguaia, como as duas grandes guerras em que o país esteve envolvido (a da Tríplice Aliança e a do Chaco, essa contra a Bolívia), além da recente ditadura militar, exposições de artes indígenas e camponesas, e uma harmônica mistura entre as culturas europeia e a dos índios guaranis.

E é assim que Assunção, tão perto, tão longe, surpreende quem desembarca no Paraguai disposto a levar para casa muito mais do que sacolas


SANTIAGO DO CHILE

Com a Cordilheira dos Andes como pano de fundo, a cidade de Santiago tem quase 5 milhões de habitantes e está a 600 m acima do nível do mar.
A cidade não tem um ponto turístico de destaque. O melhor é percorrer a pé as ruas (bem limpas) dos bairros da cidade. Destaca-se o Centro histórico com prédios tombados pela Prefeitura, o bairro de Bellavista para um bom restaurante e, ainda, o bondinho no Cerro San Cristóbal.

Inverno. É comum as pessoas aproveitarem para visitar as estações de esqui, especialmente em Vale Nevado. As estações de esqui estão abertas de junho a setembro. Após setembro, a neve dá lugar às flores, uma outra maneira de conhecer os Andes e Patagônia Chilena. Porém, em Santiago, a poluição aumenta na época de inverno.
Para se deslocar a outras cidades, vá de ônibus. O principal terminal é o Terminal de buses Alameda. Para Choé, tem a opção pelo Terminal Sur, na Alameda 3850; Universidad de Santiago. De trem, há opções rápidas e lentas, em direção ao Sul. Talca (US$10, 2½ horas) ou Chillán (US$15, 5 horas) www.efe.cl

Vinhos: roteiros nas viníncolas é o que não falta no Chile, que tem muito orgulho de suas Viñas.
VIDE post http://viagem.decaonline.com/vinicolas-santiago/
Duas vinícolas se destacam perto de Santiago, a Santa Rita e a Concha Y Toro. Há uma tarifa pelo passeio.
Viña Santa Rita (56-2) 362 2520.
Concha y Toro (56-2) 821 7069, em Pirque, uma das principais vinícolas do Chile


Argentina

Por que ir à Argentina?

Não é à toa que tantos brasileiros viajem a turismo para a Argentina. Vários motivos levam a isso, a começar pela facilidade de acesso e pelo custo relativamente baixo das viagens.

Na Argentina, o turista desfruta de boa mesa, excelentes vinhos e todo tipo de diversão. As “comprinhas”, das quais brasileiros não costumam abrir mão em viagens, são uma atração à parte: roupas, sapatos, bolsas, itens decorativos de design arrojado, artesanatos tradicionais, pratas, livros, chocolates e vinhos figuram entre as melhores pedidas.

O brasileiro costuma ser atraído pelo ambiente “europeu” de Buenos Aires, pelas paisagens com montanhas nevadas e lagos glaciais e pelas estações de esqui da Argentina; de certa forma, os argentinos têm o que não temos e vice-versa (razão pela qual eles “invadem” o sul do Brasil em busca de boas praias...).

Embora a maioria dos compatriotas visite apenas Buenos Aires, a capital Argentina, talvez, Bariloche (quantos amigos seus conhecem a Quebrada de Humahuaca ou a Terra do Fogo?), a Argentina tem regiões de grande interesse para o turismo.

A imensa quantidade e diversidade de atrativos naturais da Argentina, que podem ser explorados tanto em passeios curtos e ultra-confortáveis quanto em esquemas radicalmente aventureiros: canyons, geleiras, desertos, salinas, estepes, florestas, cataratas, vales... Você poderá também ver de perto animais como focas, pingüins, baleias, vicunhas, flamingos, lhamas e guanacos. Por todos esses motivos, a Argentina merece não uma, mas muitas viagens!

Brasil

O Brasil é um país cheio de pontos turísticos, os quais se localizam em vários estados. Devido à grande diversidade, acaba sendo difícil escolher o que deseja visitar.

Os pontos turísticos mais freqüentados com certeza estão relacionados às praias, que atraem turistas de todas as regiões do Brasil e até mesmo de fora do país.

No entanto, se você não gosta de praias, também pode visitar cidades como Campos do Jordão, que se localiza no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira.

É recomendado visitar o município de Campos do Jordão durante o inverno, pois a cidade fica exuberante. O local oferece diversos atrativos para seus visitantes.

Alguns pontos turísticos do Brasil se encontram nos mais diferentes estados do país como Cristo Redentor (RJ), Corcovado (RJ), Teatro Municipal (SP), Catedral da Sé (SP), Parque Ibirapuera (SP), Sambódromo (SP), Praça da República (SP), Elevador Lacerda (BA), entre Teatros, Monumentos, Escolas, Catedrais, etc.

A região nordeste atrai centenas de turistas todos os anos, a qual conta com belas praias, onde é possível encontrar parques aquáticos, além de várias outras opções. Outro grande destaque da região é o carnaval, que reúne milhares de pessoas todos os anos.

Assim como essa região, o sudeste, o sul, o norte e o centro-oeste também estão repletos de pontos turísticos e atrações para seus visitantes, não deixe de conferir o que cada uma delas disponibiliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário