PROFESSOR E ALUNO MOTIVADO: ISTO FAZ A DIFERENÇA – EDIÇÃO BILINGUE – PORTUGUÊS / ESPANHOL - Sinopse
O livro se volta para a problemática da motivação como aspecto importante na qualidade da relação entre professor-educador e aluno no contexto atual e busca apresentar respostas para diversas indagações, tais como: o que induz e conduz um comportamento motivado por um longo tempo? Como se manter motivado para o processo de ensino-aprendizagem na escola? Quais têm sido os fatores (dimensões) que se apresentam como impulsionador da motivação do professor-educador no ambiente escolar?
APRESENTAÇÃO LIVRO METODOLOGIA DA PESQUISA: UM GUIA PRÁTICO
Para o estudante, a expressão “metodologia científica” é de mau gosto, enfadonha e sem sentido, representando coisa que algum burocrata da Universidade inventou, movido pelo sadismo, para complicar a vida. Ou seja, uma coleção de regras que se somam ao já complicado idioma pátrio e aos desafios apresentados pelo próprio objeto de estudo. À primeira vista, o senso comum do estudante tem razão.
Na verdade, “metodologia científica” é muito mais do que “margem esquerda recuada a tantos centímetros” ou padronização das citações. É uma coleção, reunida ao longo de séculos de aperfeiçoamento da ciência, com a contribuição das academias, universidades e cientistas, de pressupostos para realizar e apresentar um trabalho de pesquisa, visando a eficácia deste, de seus resultados, por um lado, e, por outro, proporcionar um padrão reconhecível por outros pesquisadores e pelo público geral. Nunca houve tantos alunos de graduação, tantos mestrandos, tantos doutorandos. Cada um destes precisa dominar a metodologia científica, compreendê-la ao menos o suficiente para planejar e bem conduzir o trabalho que deles será exigido, seja uma simples monografia, seja uma longa tese de doutorado. “Metodologia Científica: um guia prático”, se não esgota o tema, vasto como a própria Ciência, será de grande utilidade a todos os estudantes, especialmente por focar a pesquisa acadêmica, o ambiente acadêmico.
O grande mérito desta obra é, portanto, a simplicidade com que apresenta o complexo, constituindo, assim, ferramenta útil e de fácil manuseio. Boa leitura e boa consulta, pois este é daqueles livros que o estudante-pesquisador deve ter sempre à mão.
Aurélio Schommer
Ex-Presidente da Câmara Bahiana do Livro
ARTIGOS PUBLICADOS INTITULADOS:
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AÇÕES PSICO & PEDAGÓGICAS
Fabiana da Silva Kauark¹
Valéria Almeida dos Santos Silva²
ENDEREÇOS:
www.abpp.com.br Associação Brasileira de psicopedagogia
Os saberes da profissão: redefinindo a docência na diversidade
Fabiana Kauark
Iana Muniz
ENDEREÇO:
www.revistadirecional.com.br
A EDUCAÇÃO BÁSICA EM ITABUNA: ANÁLISE DOS INDICADORES DE QUALIDADE, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA EXCELÊNCIA EDUCATIVA DA ESCOLA PÚBLICA
Fabiana da Silva Kauark
ENDEREÇO:
coloquiodepesquisa@pucminas.br
www.ich.pucminas.br/pged/coloquio
MOTIVAÇÃO NA ESCOLA: um fator condutor para aprendizagem.
Fabiana da Silva Kauark
UNIME-BA
Sandra Cristina Souza Reis Abreu
UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz
Bruno Daniel Santana
Colégio Americano
Tiago Freire de Oliveira
Colégio Americano
ENDEREÇO:
www.cideb.com.br
Proximo Mês na Revista INVESTILOG
ABORDAGEM SOBRE A PREVENÇÃO DAS DROGAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Eliane Oliveira dos Santos
Maria de Fátima S. Santos-Oliveira
Fabiana da Silva kauark
Nenhum comentário:
Postar um comentário